terça-feira, 17 de julho de 2018

LONDRINA: AS PRIMEIRAS IGREJAS DÉCADA DE 30

JOSÉ ROBERTO REALE

É fácil acreditar que, no Brasil de antigamente – um país predominantemente católico –, a primeira comunidade religiosa que se organizava num lugar novo, ou o primeiro templo que era erguido, era da Igreja Católica. Em Londrina, não foi isso que aconteceu. A primeira igreja fundada na cidade, em 4 de dezembro de 1933, foi a Metodista. A criação da primeira paróquia católica se daria apenas em 11 de março de 1934.
Naqueles primórdios, a população católica da cidade crescia rápido, com a chegada de colonos e trabalhadores de São Paulo e de imigrantes italianos. Como a paróquia mais próxima tinha sede em Sertanópolis, as famílias reclamavam a criação de uma paróquia em Londrina. A CTNP, empenhada em atender esse anseio da população, transmitiu essa solicitação à Cúria da Diocese de Jacarezinho, à qual Londrina pertencia.
Em novembro de 1931, a convite da CTNP, o padre Erasmo Raabe visitou Londrina e colheu informações sobre a localidade. Em 9 de março de 1934, o bispo de Jacarezinho, D. Fernado Taddei, veio a Londrina acompanhado dos padres palotinos Erasmo Raabe e Carlos Dietz, para instalar uma paróquia. No dia seguinte, 10 de março, o padre Carlos Dietz celebrou o primeiro matrimônio católico da cidade, entre Orlando de Castro Palma e Theresia Matiasse. A cerimônia foi realizada numa casa de madeira alugada, na esquina da atual Avenida Paraná com a Rua Professor João Cândido, onde hoje funciona uma agência do Banco Real. A paróquia foi instalada provisoriamente nesse local. O padre Carlos Dietz foi nomeado primeiro vigário de Londrina.
Em 11 de março de 1934 foi oficialmente criada a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, que é hoje a paróquia da Catedral de Londrina. O padroeiro foi uma sugestão de D. Fernando Taddei. O grande desafio, então, passou a ser a construção de uma igreja.
Para tanto, a CTNP doou um terreno no ponto mais alto do lugarejo. Nesse local se encontra hoje a Catedral. Ali foi celebrada, em 10 de abril de 1934, domingo de Páscoa, uma missa campal para abençoar o lugar onde seria edificada a primeira Igreja Católica de Londrina – como pode ser visto nesta fotografia de José Juliani.
A missa campal teve a presença de autoridades, grande número de fiéis e da banda municipal. Para demarcar o local, foi afixado um cruzeiro de madeira com sete metros de altura, confeccionado e doado pelo pioneiro Eugenio Brugin.
A igreja começou a ser construída em abril de 1934 e demorou pouco mais de quatro meses para ficar pronta. Muitos voluntários ajudaram na construção. A planta foi doada pelo sr. Willie Davids, então diretor técnico da CTNP. Em 19 de agosto de 1934, com uma missa presidida pelo padre Carlos Dietz, a igreja foi inaugurada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário