domingo, 29 de setembro de 2019
sábado, 28 de setembro de 2019
CONSTRUÇÃO DA CATEDRAL LONDRINA 1943
Final de Construção da nova Igreja Matriz, 1943, em foto de Divino Bortolotto.
A nova igreja foi construida sobre a velha igreja de madeira, sim é isso mesmo a igrejinha de madeira estava lá dentro e funcionando, só em outubro de 1943 ela foi desmontada e a nova , ainda sem o reboque externo , foi aberta ao publico,que pode admirar seu tamanho e arcos e novo altar.
Colaboração : José Lorenzo.
LONDRINA TINHA CHAFARIZ NO CALÇADÃO ATÉ 2005
Anos 2000 -
Coreto do calçadão , entre Hugo Cabral e Pernambuco
Inaugurado em 1991 e demolido em 2005.
LONDRINA FOTO DO ALTO 1950
EDIFÍCIO AUTOLON.
Edificio Autolon ( Operários ) na primeira foto no meio dos dois a Santa Casa a pessoa da direita ( Agostinho Felício pioneiro). Foto acervo Newton Eskelsen Felicio.
Autores: arq. João B. Vilanova Artigas e arq. Carlos Cascaldi
Execução: engº. Rubens Cascaldi
Data: 1950
quarta-feira, 25 de setembro de 2019
quinta-feira, 5 de setembro de 2019
HISTÓRIAS DO RÁDIO EM LONDRINA PARANÁ
O frio sempre foi inimigo dos locutores. Em tempo de inverno as gargantas sofrem e ficar rouco é muito fácil. Na locução esportiva a simples mudança de ambiente, muitas vezes, complica. Nas viagens para regiões diferentes, os locutores precisam estar sempre atentos. Nunca é demais levar as pastilhas costumeiras ou outro tipo de medicamento preventivo. Qualquer "arranhão" e eles entram em ação.
Peguei frio de 3 graus negativos na Copa América do Chile, em 1991 e num amistoso da Seleção Brasileira na Holanda, em Rotterdan, em 1988. Era o frio seco, menos nocivo. Não houve problema.
Em 1995, no Uruguai, durante a Copa América, todos os radialistas ficaram doentes. Era o frio úmido. O frio molhado mesmo. Temperatura abaixo de zero e uma garoa intermitente.
Em Rivera, sede da primeira fase, trabalhávamos ao ar livre. O estádio, construído às pressas, não tinha cobertura. E era a chuva por cima e o cimento gelado e molhado por baixo. Sofrimento total.
Num jogo em Maldonado, mais ao sul, quando saímos do estádio, já de madrugada, tivemos que raspar o gelo que cobria o pára-brisa do carro.
Não pude transmitir o jogo final, em Montevidéu. A voz não saía. E no fim do torneio, a triste volta. Nosso grupo parecia uma orquestra de um só instrumento: a tosse. Todos adoeceram. O meu saldo negativo foi maior. Por causa de uma laringite aguda, fiquei 40 dias sem falar, sem trabalhar. Depois dessa, Uruguai em tempo de inverno, nunca mais!
JOTA MATHEUS
sábado, 20 de abril de 2019
quinta-feira, 11 de abril de 2019
terça-feira, 5 de março de 2019
segunda-feira, 4 de março de 2019
domingo, 3 de março de 2019
sábado, 16 de fevereiro de 2019
quarta-feira, 30 de janeiro de 2019
terça-feira, 29 de janeiro de 2019
quinta-feira, 10 de janeiro de 2019
HISTÓRIA DO RÁDIO EM LONDRINA - PR.
Voltando ao passado: Ano de 1974, nos tempos do governo militar, o Presidente Ernesto Geisel vem à Londrina. Trabalhando na Rádio Alvorada, fui um dos jornalistas credenciados para cobrir a visita presidencial. A credencial foi expedida pela Presidência da República. Fiz a cobertura através do primeiro carro com VHF do rádio londrinense. Um fusquinha amarelo que era dirigido pelo saudoso Valdomiro Machado.
JOTA MATEUS
quinta-feira, 8 de novembro de 2018
quarta-feira, 31 de outubro de 2018
quarta-feira, 26 de setembro de 2018
terça-feira, 18 de setembro de 2018
CHEGADA DO TREM A LONDRINA 1935
GAZETA DO POVO
"Quando o relógio da Estação Ferroviária marcou 15h em 28 de julho de 1935 e o apito de trem invadiu os ouvidos dos não mais que 600 habitantes do povoado de Londrina, um dos eventos históricos locais mais importantes aconteceu: a chegada da locomotiva Baldwin.
Com caldeiras à vapor e maquinaria construídas em Nova Iorque, o trem que utilizava uma das mais importantes tecnologias de propulsão para motores marcou, de forma determinante, o norte do Paraná e todas as cidades ao longo da linha férrea."
Assinar:
Postagens (Atom)