quinta-feira, 5 de setembro de 2019

HISTÓRIAS DO RÁDIO EM LONDRINA PARANÁ

MINHAS HISTÓRIAS NO RÁDIO 

O frio sempre foi inimigo dos locutores. Em tempo de inverno as gargantas sofrem e ficar rouco é muito fácil. Na locução esportiva a simples mudança de ambiente, muitas vezes, complica. Nas viagens para regiões diferentes, os locutores precisam estar sempre atentos. Nunca é demais levar as pastilhas costumeiras ou outro tipo de medicamento preventivo. Qualquer "arranhão" e eles entram em ação.
Peguei frio de 3 graus negativos na Copa América do Chile, em 1991 e num amistoso da Seleção Brasileira na Holanda, em Rotterdan, em 1988. Era o frio seco, menos nocivo. Não houve problema.
Em 1995, no Uruguai, durante a Copa América, todos os radialistas ficaram doentes. Era o frio úmido. O frio molhado mesmo. Temperatura abaixo de zero e uma garoa intermitente.
Em Rivera, sede da primeira fase, trabalhávamos ao ar livre. O estádio, construído às pressas, não tinha cobertura. E era a chuva por cima e o cimento gelado e molhado por baixo. Sofrimento total.
Num jogo em Maldonado, mais ao sul, quando saímos do estádio, já de madrugada, tivemos que raspar o gelo que cobria o pára-brisa do carro.
Não pude transmitir o jogo final, em Montevidéu. A voz não saía. E no fim do torneio, a triste volta. Nosso grupo parecia uma orquestra de um só instrumento: a tosse. Todos adoeceram. O meu saldo negativo foi maior. Por causa de uma laringite aguda, fiquei 40 dias sem falar, sem trabalhar. Depois dessa, Uruguai em tempo de inverno, nunca mais!

JOTA MATHEUS


Nenhum comentário:

Postar um comentário