Centro de Saúde de Londrina, déc. 40/50. Foto – Acervo do Museu Histórico de Londrina, autor Hans Kopp. - Fonte: Livro Londrina puxa o fio da memória; autoras Célia Musilli e Maria Angélica Abramo.
Editora Letradágua, edição 2004, pg 68. Texto copiado:
“No dia 20 de março de 1949, foi inaugurado o Centro de Saúde de Londrina, instituição estadual que se encontra na Alameda Manoel Ribas, perto da Concha Acústica. O prédio é peça rara da arquitetura e sobreviveu ao crescimento desordenado, mantendo as formas originais, no estilo art déco, sem sofrer reformas que modificassem sua fachada. O prédio, com cerca de 836 metros quadrados de área, foi num terreno de 1.179 metros quadrados, pertencente à Companhia de Terras Norte do Paraná.
Um ponto de charretes, durante muito tempo, funcionou em frente ao Centro de Saúde. O Transporte barato era usado pela população que fazia compras e também pelos que embarcavam na antiga rodoviária de Londrina, que ficava na Alameda. Mais tarde, as charretes foram substituídas por carrinhos ingleses, os Morris, chamados biribas, os mais econômicos na década de 50 que serviam as frotas de táxi.
O atual prédio do Centro de Saúde ocupou o espaço de um antigo hospital construído nos primeiros anos da década de 30 pela Companhia de Terras Norte do Paraná. O hospital foi demolido para dar lugar ao novo centro que, sem local próprio, funcionava como Posto de higiene de Londrina, atendendo à população desde 18 de agosto de 1942, no antigo Paço Municipal.
A característica de atendimento do Centro de saúde era fugir da burocracia do serviço público, priorizando os atendimentos de emergência. Nos primeiros anos no novo local, a instituição estadual passou a ser considerada como um grande centro de atendimento. Ali, foram prestados também serviços nas áreas de puericultura, com vacinação e acompanhamento do desenvolvimento das crianças. Também havia um serviço de vigilância sanitária, uma seção de atendimento aos casos de lepra, raio X e consultório de odontologia.
Atualmente, o Centro de Saúde dá acompanhamento e tratamento às doenças sexualmente transmissíveis e atende a casos de doenças tropicais.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário