quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

HISTÓRIA DO RÁDIO EM LONDRINA - PR.

Voltando ao passado: Ano de 1974, nos tempos do governo militar, o Presidente Ernesto Geisel vem à Londrina. Trabalhando na Rádio Alvorada, fui um dos jornalistas credenciados para cobrir a visita presidencial. A credencial foi expedida pela Presidência da República. Fiz a cobertura através do primeiro carro com VHF do rádio londrinense. Um fusquinha amarelo que era dirigido pelo saudoso Valdomiro Machado.

JOTA MATEUS

terça-feira, 18 de setembro de 2018

FERROVIA ( TREM ) CHEGANDO EM CAMBÉ ( NOVA DANTZIG ) - PR.


CHEGADA DO TREM EM IBIPORÃ 1935


VÍDEO TRENS E FERROVIA EM LONDRINA DEPOIMENTOS

CHEGADA DO TREM A LONDRINA 1935

GAZETA DO POVO

"Quando o relógio da Estação Ferroviária marcou 15h em 28 de julho de 1935 e o apito de trem invadiu os ouvidos dos não mais que 600 habitantes do povoado de Londrina, um dos eventos históricos locais mais importantes aconteceu: a chegada da locomotiva Baldwin. 
Com caldeiras à vapor e maquinaria construídas em Nova Iorque, o trem que utilizava uma das mais importantes tecnologias de propulsão para motores marcou, de forma determinante, o norte do Paraná e todas as cidades ao longo da linha férrea."











ESTAÇÃO FERROVIÁRIA ANTIGA DE LONDRINA 1935


O TREM FOI TUDO PARA LONDRINA E NORTE DO PARANÁ

LONDRINA E O NORTE DO PARANÁ DEVE AO TREM E À FERROVIA 70% DO SUCESSO DA COLONIZAÇÃO.

JULHO DE 1935

ONDE TUDO COMEÇOU












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segunda-feira, 27 de agosto de 2018

RECEITA DE CAFÉ CAPPUCCINO ( COZINHA DO FARINA )

TRINCHEIRA TREM ROLÂNDIA BROCAS COLUNAS E DESMANCHE

DESMANCHE SOBRADO PARA PASSAR A TRINCHEIRA TREM

PONTE FERROVIÁRIA ENTRE SÃO PAULO E PARANÁ JACAREZINHO

Ponte do Paranapanema - km 6+960

MARQUES DOS REIS

Divisa Ourinhos/SP - Jacarezinho/PR

O primeiro registro é uma foto de Francisco de Almeida Lopes premiada em concurso nos anos 1950, com a locomotiva #723 (Baldwin 4-8-2 de 1946) da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina. Já o segundo registro é de 2015, com a locomotiva GE U20C #3862 oriunda da Fepasa.

Fotos: Francisco de Almeida Lopes (acervo José Carlos Neves Lopes) | Rafael Santino

RAFAEL GUEDES


TREM MARIA FUMAÇA CRUZANDO CAFEZAIS EM LONDRINA 1930

Cruzando os cafezais do norte do Paraná na década de 1930.
Trem misto composto por uma locomotiva Hunslet 4-6-0 (de 1929/30) e seu respectivo tender, 6 vagões fechados de madeira, 5 vagões prancha, e 2 carros de passageiros.
Colaboração: Lopes Londrina

RAFAEL GUEDES


MÁQUINA A VAPOR QUE ACIONAVA TELEFÉRICO SOBRE RIO TIBAGI 1934

Jatahy (Jataizinho), 1933/1935 - Ferrovia SPP 

- Máquina à vapor que acionava o cabo aéreo que cruzava o Tibagi, durante a construção da Ponte Ferroviária.

Levava vagões e até carros com até 4 mil quilos.

tecnologia suiça

JOÃO LOURIVAL JCOBOWISKI - SSP

















ESTAÇÃO JATAIZINHO - PR. EM 1932

Jatahy - Ferrovia SPP - Estação inaugurada em 03.05.1932. 
- Depois a estação passou a chamar-se Jatahy-Paraná.

JOÃO LOURIVAL JACOBOWISKI - SSP


PONTE FERROVIÁRIA SOBRE O RIO TIBAGI - PR. EM 1934

- Jatahy (Jataizinho) 1933/1935 - Cia Ferroviária SPP
Construção da Ponte sobre o rio Tibagi.

JOÃO LOURIVAL JAVOBOWISKI - SSP


quinta-feira, 16 de agosto de 2018

CAFEZAL LONDRINA DÉCADA DE 50

FOTO  OHARA


AEROPORTO LONDRINA 1958


LONDRINA EM 1935


FOTO RARA DE LONDRINA DÉCADA DE 60

LONDRINA: Construção da Ponte sobre o rio Tibagi

- Jatahy (Jataizinho) 1933/1935 - 
Cia Ferroviária SPP

JOÃO L. JACOBOWSKI


LONDRINA: BALSA SOBRE O RIO TIBAGI

Londrina, meados dos anos 1950. - Balsa sobre o rio Tibagi no bairro Limoeiro! --- Reparem no Ônibus da Empresa Vergílio & Hase que ligava Londrina a Assai.
JOÃO L. JACOBOWSKI

1ª ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE LONDRINA 1935

LONDRINA 1934 - A 1ª ESTAÇÃO FERROVIÁRIA EM CONSTRUÇÃO.
INAUGURADA EM 28/07/1935.
FOTO:JOSÉ JULIANI 
ACERVO:MHL

LOPES LONDRINA


LONDRINA / JATAIZINHO: Ponte Ferroviária do Tibagi

 o início...
Do livro: Labirinto da Memória Paisagens de Londrina/Humberto Yamaki /Pág: 111/ver legenda na foto
Extensão: 294m/ 13 vãos de 20 e 2 vãos finais de 17 m.
Largura:5,60m /Resistência:trens com 13 tonedas eixo/ CargaMóvel: trem tipo "Cooper E 45 ou Allemão G
Conclusão: 28/07/35 / Fotógrafo: sem registro.

PAULO LIMA