terça-feira, 5 de março de 2019
segunda-feira, 4 de março de 2019
domingo, 3 de março de 2019
sábado, 16 de fevereiro de 2019
quarta-feira, 30 de janeiro de 2019
terça-feira, 29 de janeiro de 2019
quinta-feira, 10 de janeiro de 2019
HISTÓRIA DO RÁDIO EM LONDRINA - PR.
Voltando ao passado: Ano de 1974, nos tempos do governo militar, o Presidente Ernesto Geisel vem à Londrina. Trabalhando na Rádio Alvorada, fui um dos jornalistas credenciados para cobrir a visita presidencial. A credencial foi expedida pela Presidência da República. Fiz a cobertura através do primeiro carro com VHF do rádio londrinense. Um fusquinha amarelo que era dirigido pelo saudoso Valdomiro Machado.
JOTA MATEUS
quinta-feira, 8 de novembro de 2018
quarta-feira, 31 de outubro de 2018
quarta-feira, 26 de setembro de 2018
terça-feira, 18 de setembro de 2018
CHEGADA DO TREM A LONDRINA 1935
GAZETA DO POVO
"Quando o relógio da Estação Ferroviária marcou 15h em 28 de julho de 1935 e o apito de trem invadiu os ouvidos dos não mais que 600 habitantes do povoado de Londrina, um dos eventos históricos locais mais importantes aconteceu: a chegada da locomotiva Baldwin.
Com caldeiras à vapor e maquinaria construídas em Nova Iorque, o trem que utilizava uma das mais importantes tecnologias de propulsão para motores marcou, de forma determinante, o norte do Paraná e todas as cidades ao longo da linha férrea."
terça-feira, 28 de agosto de 2018
segunda-feira, 27 de agosto de 2018
PONTE FERROVIÁRIA ENTRE SÃO PAULO E PARANÁ JACAREZINHO
Ponte do Paranapanema - km 6+960
MARQUES DOS REIS
Divisa Ourinhos/SP - Jacarezinho/PR
O primeiro registro é uma foto de Francisco de Almeida Lopes premiada em concurso nos anos 1950, com a locomotiva #723 (Baldwin 4-8-2 de 1946) da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina. Já o segundo registro é de 2015, com a locomotiva GE U20C #3862 oriunda da Fepasa.
Fotos: Francisco de Almeida Lopes (acervo José Carlos Neves Lopes) | Rafael Santino
RAFAEL GUEDES
TREM MARIA FUMAÇA CRUZANDO CAFEZAIS EM LONDRINA 1930
Cruzando os cafezais do norte do Paraná na década de 1930.
Trem misto composto por uma locomotiva Hunslet 4-6-0 (de 1929/30) e seu respectivo tender, 6 vagões fechados de madeira, 5 vagões prancha, e 2 carros de passageiros.
Colaboração: Lopes Londrina
Acervo: Museu Histórico de Londrina
RAFAEL GUEDES
quinta-feira, 16 de agosto de 2018
LONDRINA / JATAIZINHO: Ponte Ferroviária do Tibagi
o início...
Do livro: Labirinto da Memória Paisagens de Londrina/Humberto Yamaki /Pág: 111/ver legenda na foto
Extensão: 294m/ 13 vãos de 20 e 2 vãos finais de 17 m.
Largura:5,60m /Resistência:trens com 13 tonedas eixo/ CargaMóvel: trem tipo "Cooper E 45 ou Allemão G
Conclusão: 28/07/35 / Fotógrafo: sem registro.
PAULO LIMA
quinta-feira, 9 de agosto de 2018
Assinar:
Postagens (Atom)