quarta-feira, 29 de março de 2017
terça-feira, 28 de março de 2017
domingo, 26 de março de 2017
VÍDEO PROGRAMA DE RÁDIO DO ZEZÃO JOSÉ MAKIOLKI DA PAIQUERÊ 1984
sábado, 25 de março de 2017
sábado, 18 de março de 2017
SANDRO DALPÍCOLO ( TV COROADOS REDE GLOBO LONDRINA )
JOSÉ WILLE
Foto do grupo dos ex-funcionários da TV Coroados. 1986
sábado, 4 de março de 2017
sábado, 25 de fevereiro de 2017
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
sábado, 18 de fevereiro de 2017
segunda-feira, 16 de janeiro de 2017
BARBOSA FERRAZ FUNDADOR DA ESTRADA DE FERRO SÃO PAULO PARANÁ
RAFAEL GUEDES
Major Barbosa Ferraz, prefeito de Cambará e fundador da SPP ( FERROVIA SÃO PAULO PARANÁ.
ANTONIO BARBOSA FERRAZ JUNIOR, o Major Barbosa Ferraz, fundador da SPP.
Paulista, nascido em 10 de junho de 1863 em Rio Claro, veio à região de Jacarezinho nos anos de 1918, onde adquiriu terras, fundando a Companhia Agrícola Barbosa Ferraz.
Com o desenvolvimento da região e por causa de suas vastas terras férteis, a localidade de Cambará foi elevada à município em 28 de março de 1923, sendo instalada em 21 de setembro de 1924.
Em virtude da influência política e de sua enorme dedicação a Cambará, Barbosa Ferraz foi nomeado o primeiro prefeito da cidade. Ainda antes de dois meses após ser empossado, licenciou-se deixando em seu lugar José Antônio Marcondes Machado, que permaneceu à frente do município até 1º de agosto de 1929, quando renunciou, reassumindo Barbosa Ferraz o cargo de prefeito.
Durante este período de licença da prefeitura de Cambará, Barbosa Ferraz dedicou-se à São Paulo-Paraná, a qual, junto de outros camaradas capitalistas e fazendeiros da região, idealizou e fundou no início da década de 20.
Fundada inicialmente como Cia. Ferroviária Noroeste do Paraná (NOP), Barbosa Ferraz tornou-se presidente da companhia. Já em novembro de 1923, encontravam-se prontos 23 km, e mais 32 estavam em construção. Decidiu-se, em meados de 1924, alterar o nome da companhia para São Paulo-Paraná (SPP), para melhor adequar-se à empresa, que pretendia fazer a ligação entre os dois estados, e também para que não fosse confundida com a Noroeste do Brasil (NOB) de Bauru.
No dia 12 de junho de 1924, partiu da estação de Ourinhos na Sorocabana o trem inaugural da nova estrada de ferro, rumo às estações Presidente Munhoz e Leoflora, com a presença de representantes dos dois estados, das cidades circunvizinhas e da imprensa.
A estação Leoflora ficava dentro da sua Fazenda Água do Bugre, e recebeu este nome em homenagem à Leovigildo e Flora, respectivamente um de seus filhos e esposa.
Em 1928, vendeu a SPP para a Paraná Plantations, empresa inglesa interessada em colonizar o norte paranaense.
Faleceu em 1945, com 82 anos.
Na foto, observa-se o Major Barbosa Ferraz e Dr. Antonio Ribeiro dos Santos, presidente e diretor-superintendente da São Paulo-Paraná, respectivamente. Foto: Revista Fon-Fon de 21 de junho de 1924, tirada durante a cerimônia de inauguração da SPP.r
quarta-feira, 11 de janeiro de 2017
segunda-feira, 9 de janeiro de 2017
quarta-feira, 4 de janeiro de 2017
sexta-feira, 23 de dezembro de 2016
quarta-feira, 21 de dezembro de 2016
quarta-feira, 14 de dezembro de 2016
sábado, 19 de novembro de 2016
quarta-feira, 2 de novembro de 2016
quarta-feira, 5 de outubro de 2016
quinta-feira, 29 de setembro de 2016
quarta-feira, 21 de setembro de 2016
terça-feira, 20 de setembro de 2016
sexta-feira, 16 de setembro de 2016
HISTÓRIA DO RÁDIO EM LONDRINA
FOLHA DE LONDRINA.
Memórias de um fã
Gustavo Carneiro
José Makiolke: "Menina Linda’ era a música que abria as serenatas"
Com 52 anos de dedicação ao rádio, José Makiolke, o Zezão, acompanhou de perto todos os movimentos musicais que surgiram no mundo desde a sua estreia como radialista, em 1964. O londrinense lembra com carinho do período da Jovem Guarda, que alavancou a carreira de nomes como Roberto Carlos e Renato & Seus Blue Caps. "Naquela época, eu e meus amigos tínhamos o hábito de fazer serenatas para as moças solteiras da cidade. E a música "Menina Linda", que fazia sucesso com Renato & Seus Blue Caps sempre introduzia a cantoria quando chegávamos à casa de nossas paqueras", lembra.
Zezão atribui ao romantismo das músicas à grande popularidade que os ídolos da Jovem Guarda tiveram junto à juventude daquele período. "Enquanto havia movimentos revolucionários que sempre acabavam se confrontando com a censura imposta pela Ditadura Militar, a Jovem Guarda era só festa. As letras das músicas eram inocentes e românticas e atingiam um grande público", argumenta.
Ainda hoje Zezão costuma tocar músicas daquela fase em seu programa de rádio. Intercalo notícias e músicas no programa "Zezão, Seu Amigo da Noite", que apresento de segunda a sexta-feira, das 21 horas à meia-noite, na rádio Paiquerê AM. É uma forma de matar saudades de canções que marcaram a vida de tantos ouvintes", salienta o apresentador que também comanda o Programa do Zezão, que vai ao ar durante a semana, das 14 às 16 horas, na mesma emissora. (M.R.)
terça-feira, 6 de setembro de 2016
FOTOS DE LONDRINA DÉCADA DE 50
Rua Pernambuco ou Rua professor João Cândido? - Londrina década de 50
Acervo:Wilson Funfas Jr.
segunda-feira, 5 de setembro de 2016
FOTOS DE LONDRINA DA DÉCADA DE 40
AS TORRES DA ANTIGA CATEDRAL EM CONSTRUÇÃO - LONDRINA 1948
FOTO:CARLOS STENDERS
ACERVO:FOTO ESTRELA CAMARA CLARA
COLABORAÇÃO:JOSÉ LORENZO
sexta-feira, 2 de setembro de 2016
JOSÉ MAKIOLKI LONDRINA - PR.
terça-feira, 30 de agosto de 2016
FOTOS DE LONDRINA ( DÉCADA DE 40 )
a foto de Lopes Londrina. ·
Lopes Londrina para LONDRINA EM FOTOS. ·
RUA BAHIA - LONDRINA DÉCADA DE 40
FOTO:HARUO OHARA
ACERVO:IMS
quinta-feira, 4 de agosto de 2016
quinta-feira, 28 de julho de 2016
81 ANOS DA CHEGADA DO TREM EM LONDRINA - PR.
Retornando
ao dia 28 de Julho de 1935
NIGER MARENA
NIGER MARENA
Reflexão de um Museólogo
“O passado é só o que existe!
É o único
capital de que dispomos.”
Anatole France
escritor francês
1844 - 1924
|
Iniciava-se o ano de 1935. Em função da Revolução Paulista de 1932 o Presidente Getúlio Vargas convocou em 1933 uma Assembléia Nacional Constituinte. Promulgada em 11 de
Junho de 1934 era o texto legal o
qual vigorava no país.
Os trabalhos dessa Assembléia tiveram
pela primeira vez a participação de uma mulher: a cientista Berta Lutz.
É a primeira constituição que permite o voto feminino. Até então votar
era privilégio apenas dos homens.
1935 o Brasil não possuía
uma indústria automobilística. Nem
se cogitava pela fundação da Petrobrás. A Exon e a Shel detinham o “monopólio”
em prover o pais de gasolina e diesel. Estradas dignas em se transitar apenas
havia a Rio São Paulo. Éramos fornecedores de “matéria prima” para o resto do
mundo e comprovamos produtos industrializados.
Londrina fundada no dia 21 de agosto de 1929 já existia! Desde 10 de Dezembro de 1934 era “sede municipal”! Seu imenso território
municipal estendia para além das hoje cidades de Loanda ou Nova Londrina! Fazia
fronteiras com os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul e com os Municípios
de Guarapuava e Tibagi. O sertanista
Benevides Mesquita heroicamente encontrava-se preparando as glebas de onde
surgiriam as atuais cidade de Arapongas
e Apucarana.
Os moradores daquele pequeno
povoado no ano de 1935 não ultrapassaria além de umas 600 almas., se tanto. Não havia água encanada ou rede de
esgoto, sequer energia elétrica.
Estradas na verdade eram picadas
que a Companhia de Terras ia abrindo entre as matas para a partição de seus
lotes rurais.
Abria-se as atuais Ruas Duque
de Caxias, Maranhão, Souza Naves, movimentada era a Rua 15 de Novembro, atual
calçadão. Por ali se espremiam as casas próximas da Igreja Matriz, consagrada
por D. Fernando Taddei, primeiro bispo diocesano de Jacarezinho ao Sagrado
Coração de Jesus.
Heróica gente! Havia nelas um
sentimento de esperança e de progresso! Dizia-se que breve o trem parado em
Jataizinho iria chegar na localidade! O trem! Sem estradas dignas desse nome
era o principal veículo para transportar toda a produção agrícola da região.
Transportar pessoas e seus pertences, prover o comércio de seus produtos. A linha telegráfica que o acompanhava era a
comunicação com o resto do mundo e do país.
Todos olhavam com expecativa
para aquela “Estaçãozinha” edificada ali onde hoje encontra-se o TERMINAL
URBANO DE ÕNIBUS! Entre as Ruas Benjamin Constant com a Avenida Rio de Janeiro.
Viam -se os trilhos já assentados e construía-se próximo do túnel, existente no
pateo do museu a Casa do Chefe da Estação.
Este o funcionário público de maior prestígio em qualquer localidade daquela
época.
No crepúsculo do dia 27 de
Julho de 1935 corre célere a notícia por todo o povoado! Amanhã o trem vai chegar em Londrina! Engenheiro Willie Davids, Prefeito Municipal com os Diretores da Cia. de Terras foram
pernoitar em Jataizinho para no dia seguinte acompanharem a primeira locomotiva
a atravessar a ponte sobre o Rio Tibagi.
Amanhece 28 de Julho de 1935. Curiosos vão se reunindo no entorno da
primeira Estaçãozinha, onde hoje, ergue-se o Terminal Urbano de Ônibus, alguns
levam o seu “farnel” As primeira horas
da manhã são “frustantes”!... “Cadê o Trem”?...
Ele começa a deixar a Estação
de Jataizinho por volta das 11 horas
daquela manhã. Vem devagar para que as autoridades e convidados possam observar
em “detalhes” a ponte sobre o Rio Tibagi.
Fantástica obra de engenharia há 80 anos
recebendo todo tráfego ferroviário do Norte do Paraná sem que se registre sob
ela qualquer problema!
Quando todos já se encontram
desapontados eis que ouvem um apito!!!
É elaaaaa!... A Maria Fumaça!
Baldwin 1910 fabricada em
Nova York anunciando
sua chegada! Era perto de 3 horas da tarde! Ela finalmente desponta trazendo
sobre si as Bandeiras Nacional do Brasil, o qual não mais existe, e da
Inglaterra a qual ainda existe. Fogos
pipocam por toda a cidade! Finalmente “ela chegou...”
81
anos depois, encontramo-nos diante de gerações as quais não viveram esse
momento ou sequer sabem o que é hoje “andar
de trem” e da sua importância. Diariamente transitam pelo terminal Urbano
de ônibus sem saber que exatamente ali funcionou a partir de 1935 a
primeira Estação Ferroviária de Londrina. Que a Avenida Leste Oeste já foi
caminho do trem...
Aqueles primeiros anos da fundação de
Londrina os comparo sofridos como um “trabalho de parto”. Toda mulher sofre ao dar a luz a um ser humano todavia a
“alegria” em sentir o seu rebento em seus braços as faz esquecer todos os seus
padecimentos.
Londrina não nasceu hoje e nem os que
nela habitam hoje a edificaram. Assentamo-nos sob o “sofrimento” de brava
gente pioneira, heróica, destemida, muitos dormem hoje no completo “anonimato”. Lutaram pela vida mas não conseguiram amealhar grandes fortunas
mas viveram com “dignidade” sem esmolas de “bolsa escola”, “vale gás”, “bolsa
família”...
Proveram seu sustento com as “próprias mãos” e cantavam o HINO NACIONAL orgulhosos naquela época em serem
“brasileiros”. Sequer imaginavam de
que seu tão belo país deixaria de existir a partir de alguns de suas gerações.
Muito do que aqui consignei ouvi de
minha avó materna, de minha mãe e tias heróicas mulheres as quais acompanharam meu avô, desde Belo Horizonte ao
inóspito Norte do Paraná a partir do ano de 1924. Geraram um descendente o qual
81 anos depois, tenta perpetuar a “memória” dessa brava gente, a qual
a natureza já não fabrica mais. Peroro:
“Sem fé a
vida perece.
Sem amor ela sequer
existe.”
|
Dado
no silêncio dos termos do Museu de Geologia e Paleontologia
Território
do Departamento de Geociências da UEL
Antigos
termos da Fazenda do Dr. Mabio Palhano
“in fine” Calendas Júlia de 2016 DC –
3. 3 6
9 anos de Memphis
Annum da AMORC Rosae Crucis.
28 de Julho de 2016
sexta-feira, 15 de julho de 2016
quarta-feira, 13 de julho de 2016
JOSÉ RICHA COM BETO RICHA ( HISTÓRIA DA SANEPAR )
OSVALDO MILITÃO - FOLHA DE LONDRINA.
Ontem pela manhã, em Curitiba, o governador Beto Richa participou do ato em que a Sanepar fez a ligação de água de número 3 milhões. O movimento histórico pode ser relacionado a um outro fato marcante: em janeiro de 1974, a Sanepar realizou a primeira ligação de água em Londrina. Na época, José Richa era prefeito da cidade e o governador Beto Richa tinha aproximadamente oito anos de idade, e também participou da cerimônia.
Divulgação
O governador Beto Richa no ato histórico de ontem na Sanepar
Divulgação
O governador do Paraná, ainda garoto, com o pai, José Richa, que era prefeito de Londrina em 1974
Assinar:
Postagens (Atom)