sábado, 10 de agosto de 2013

VENDA ANTIGA DE SECOS e MOLHADOS ( EMPÓRIO e MERCEARIA ) NORTE DO PARANÁ

FOLHA DE LONDRINA

Secos e Molhados

Tenho guardada na memória uma alegre lembrança, que de vez em quando me leva de volta aos armazéns que existiam nas décadas de 1950 e 1960, num tempo em que não havia supermercados, cheques e cartões de crédito. Naquela época, as famílias adquiriam tudo que precisavam por meio da confiança (ou fiado) nas casas de comércio. Minha família morava numa pequena cidade do interior e eu costumava ir à venda do Seu Toninho, onde se lia num letreiro desbotado "Armazém União – Secos e Molhados". 


Recordo que minha mãe fazia uma lista de compras para eu levar até o armazém e enquanto Seu Toninho conferia o pedido, eu ficava passando os olhos pelo lugar, encantado com aquilo que via. Muitos produtos não tinham marca e eram vendidos a granel. Outros itens eram retirados da tulha, pesados e empacotados em sacos de papel, bem à vista do freguês. 

Havia um grande balcão para atender os clientes, onde, além da balança e da caixa registradora, ficavam o baleiro, as caixas de marmelada, os queijos, torresmo, carne seca, os vidros de rollmops (sardinha em conserva) e de ovos cozidos. Na parte de baixo do balcão eram guardados os itens escolares e de armarinho. Havia ainda um espaço no balcão, que era meu favorito, onde eu ficava cobiçando as maravilhosas bolinhas de gude sonhando em tê-las na minha coleção. Atrás do balcão ficavam as prateleiras de enlatados, as barricas de querosene, solvente e azeite, além dos caixotes de sabão, banha e cera. Mortadelas e salames eram pendurados num lado dos varais, enquanto do outro lado pendiam panelas, chaleiras, frigideiras, canecas, bombinhas de inseticidas, mata-moscas, penicos. Noutro canto, perto dos rolos de fumo em corda, era o local das ferramentas. 

Quando eu juntava alguns trocados vendendo garrafas, a minha diversão era completa: como esquecer os pirulitos em forma de chupeta? As balas Chita e 7 Belo? O chiclete Ping-Pong? O sorvete seco, as marias-moles, suspiros e pés-de- moleque? E as deliciosas gasosas? 

Quando Seu Toninho terminava a separação das mercadorias me chamava para anotar o valor da compra em duas cadernetas: a dele e a do freguês. A conta só era paga no fim do mês e se a família estivesse com dificuldades, o comerciante ainda estendia um pouco o prazo, sem juros ou correção, pois conhecia de perto as necessidades e o caráter de cada um dos seus fregueses, sabendo quais eram os bons e os maus pagadores. É uma pena constatar que esse tipo de relacionamento não existe mais. 

Gerson Antônio Melatti - Foto by José Carlos Farina

Um comentário:

  1. Que privilégio e sorte vivenciar este tempo.
    Quem sabe lá no paraiso deve ser mais ou menos assim.

    ResponderExcluir