quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

BIBLIOTECA PÚBLICA DE LONDRINA - HISTÓRIA E FOTO

 ( GRUPO NEWS LONDRINA FACEBOOK )

Criada em 23 de novembro de 1940, pelo Decreto nº 78, a Biblioteca Pública Municipal de Londrina (BPML) foi somente inaugurada em 04 de setembro de 1951. Recebeu o nome de Biblioteca Pública "Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza", pelo Decreto nº 114 de 1974.

Depois de ter suas instalações transferidas para diversos locais, a Biblioteca Pública, a partir de 1984, passou a funcionar na Av. Rio de Janeiro, 413, prédio do antigo Fórum, cedido pelo governo estadual, onde permanece atualmente.
Esta mudança proporcionou a criação da Biblioteca Infantil Municipal de Londrina, do Teatro Zaqueu de Melo (antigo tribunal do júri do Fórum) além de oferecer melhores condições de atendimento ao usuário.

A Biblioteca Pública possui atualmente um acervo variado destinado à consulta do público em geral. Entre os serviços prestados destacam-se o empréstimo domiciliar, o setor de Difusão Cultural responsável pela promoção de eventos; a Sala Londrina - Paraná coleção sobre a história local, e a Biblioteca Infantil que reune uma coleção voltada ao atendimento de crianças em suas pesquisas escolares e literatura (livros e gibis) que propicia a criação do hábito de leitura e quanto ao uso de bibliotecas, as Bibliotecas Sucursais são em número de 42 e localizam-se em escolas municipais tanto na zona rural quanto urbana e o atendimento é aberto à comunidade.

A Biblioteca Pública destaca-se pelo Mural de Empregos que reune informações sobre ofertas de empregos na cidade e região.

Biblioteca Pública Municipal "Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza" - Av. Rio de Janeiro, 413 Centro - CEP: 86010-150 - Fones: (0XX43) 3371-6500 . E-mail: biblioteca@londrina.pr.gov.br

Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta-feira das 08h00 as 19h00; sábados das 08h00 às 13h00. Visite o site oficial: http://www.londrina.pr.gov.br/cultura/biblioteca

Foto: Wilson Vieira. Fonte: Prefeitura de Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário